04/07/08

O MEL

Para muitos, o mel é mais do que apenas um edulcorante natural. As numerosas propriedades medicinais que se lhe atribuem, tanto ingerido como em aplicação externa, fazem do mel um doce medicamento. Do mesmo modo que os diferentes tipos de açúcar, o mel é composto principalmente por hidratos de carbono simples, isto é, por açúcares. No entanto, estes têm uma constituição química diferente da do açúcar comum.
Nota: o mel não deve ser dado a bebés. Não se deve dar mel às crianças com menos de um ano, porque pode:
* produzir alergias,
* causar botismo, o que acontece com pouca frequência, mas constitui um risco real (na Itália, um bebè com nove semanas contraiu botulismo por lhe terem untado a chupeta com mel). A toxina bacteriana causadora do botulismo é muito potente, ainda mais do que a do tétano, e constuma ser quase sempre mortal.

DIFERENTES TIPOS DE MEL:
O CONSUMO DE MEL PRODUZ UMA AGRADÁVEL SENSAÇÃO DE PRAZER E BEM-ESTAR, QUE AUMENTA QUANDO ELE CONCERVA O AROMA DAS FLORES A PARTIR DAS QUAIS FOI ELABORADO.



Mel de flor de laranjeira
O mel elaborado sobretudo a partir das flores da laranjeira tem um sabor muito fino e o seu efeito é especialmente sedante.








Mel de azinheira
Algo escuro, mas muito rico em sais minerais






Mel de urze
Exerce uma acção desinfectante e anti-inflamatória das vias urinárias. Usa-se em caso de cistite, cálculos urinários e doenças da próstata.








Mel de alecrim
Tonificante em caso de stress ou esgotamento. Favorece o funcionamento do fígado.







Mel de alfazema
Anti-séptico, expectorante e sedante. Pelo que se recomenda em caso de: bonquite, catarros das vias respiratórias superiores e tosse espasmódica de tipo nervoso.







Mel de eucalipto
Eficaz contra a tosse e as doenças respiratórias.









Mel de pinheiro
Costuma ser escuro. Recomenda-se em caso de doenças respiratórias.









Mel de tomilho
Anti-séptico e digestivo; pelo que se torna apropriado em caso de gastrenterite.






Mel de castanheiro
É muito rico em ferro, mas tem um sabor algo forte.

Sem comentários: