05/06/09

DIETA MEDITERRÂNICA

O azeite é uma gordura alimentar que não altera as suas características a temperaturas até 160º C o que permite usá-lo em todo o tipo de cozinhados, incluindo fritar.
Os fritos devem ser usados com muita moderação, só em dias especiais e como excepção.
Os alimentos fritos absorvem muita gordura, o que os torna mais calóricos, mas sobretudo – e esta será a razão principal - a carne e o peixe sujeitos às altas temperaturas da fritura produzem substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
A dieta mediterrânica (DIAPOSITIVO 1) contém uma quantidade importante de antioxidantes, nomeadamente vitaminas E e C.
Os produtos agrícolas da dieta mediterrânica são indispensáveis. Regulam o funcionamento do intestino e são bons fornecedores de vitamina C. Nove características comuns nas dietas dos países mediterrânicos que pode e deve preservar:
1. Abundância em alimentos de proveniência vegetal (batatas, cereais, legumes, hortaliças, frutos secos e frescos). A farinha de trigo, usada na confecção de massas e de pão, tem constituído a base da alimentação destes povos. Ainda hoje, as populações do sul do nosso país, além de comerem o pão como acompanhamento, utilizam-no em muitos pratos da culinária regional (açordas, migas, sopas, ensopados...).
2. Os alimentos eram comidos frescos, da época e da região, sem qualquer processamento químico. Os produtos hortofrutícolas eram muito importantes. Os legumes, as hortaliças, as ervas aromáticas, as frutas frescas, muito ricos em vitaminas, minerais e enzimas antioxidantes, e os frutos secos, ricos em ácidos gordos polinsaturados eram consumidos com regularidade.
3. O consumo de margarina e manteiga era quase nula, sendo o azeite a principal gordura.
4. O consumo de queijo e iogurtes era baixo.
5. O consumo moderado de peixe, aves de capoeira e ovos - raramente se consumia mais de dois ovos por semana. Mesmo assim, era o peixe a principal fonte de proteínas na alimentação dos povos da orla mediterrânica, nomeadamente, a sardinha, mais tarde, o bacalhau seco.
6. A principal sobremesa era a fruta fresca.
7. O consumo de carne vermelha era muito limitado (só em épocas festivas).
8. O consumo de água (75% do nosso corpo é constituído por água).
9. O consumo de uvas; a pele da uva contém substâncias anticancerígenas e a grainha da uva é muito rica em antocianinas (compostos químicos com propriedades antioxidantes superiores às vitaminas).

Sem comentários: