30/06/09

RECEITA DE LEGUMES

RECEITA ENVIADA POR MARIANA
Tenho andado com a cabeça tão cheia que me tem acontecido com frequência só me lembrar do jantar a poucos minutos de ter de o fazer. Conclusão: normalmente está tudo congelado e eu de-tes-to descongelar as coisas no microondas.
Ontem foi um desses dias. Não fazia ideia do que iria cozinhar e o marido quase a chegar a casa! Normalmente aproveitamos a hora de cozinhar e estamos juntos: eu cozinho e ele lava a louça do dia. É uma forma de aproveitar o tempo, de falarmos do dia que passou e de estarmos juntos. Gostamos muito deste nosso “ritual” diário.
Não me apetecia nada muito pesado, ainda tinha que fazer depois do jantar e já sabia que se ficasse pesada só me ia apetecer “jiboiar” pelo sofá. Assim, e depois de olhar um tempo para dentro do frigorífico, cheguei à conclusão que tinha uns legumes a precisar de ser usados e um pacote de massa folhada também já quase no limite do prazo. Pronto, estavam escolhidos os ingredientes. Agora era só inventar!
Normalmente tento não abusar nas coisas esquisitas. O Zé tem a mente aberta e prova de tudo, mas eu gosto que ele goste da comida e não que coma, simplesmente para se alimentar. Para isso já lhe basta o almoço. Portanto já sei que as coisas têm de ter bastante sabor. Às vezes arrisco um bocadinho e vou-lhe dando a provar, de forma diferente, coisas de que ele não gosta muito. Ontem resolvi experimentar…
Saltaram, então, para dentro de uma frigideira, com um fiozinho de azeite, uma cebola às fatias muito fininhas e dois dentes de alho, a alourar. Entraram a seguir uns cogumelos, aos bocadinhos (não sei bem quantos, os que havia), que cozinharam ligeiramente no azeite. Um alho francês, com a parte verde também, às tirinhas, uma cenoura pequena ralada, uma mão mal cheia de milho congelado e outra de ervilhas. Fica a cozinhar, em lume baixo, mexendo de vez em quando. Juntei-lhe sal, grosso, e quando estava quase cozinhado, tomilho. Sem muitos sabores, sem complicar.
A massa folhada foi recheada e dobrada ao meio, quase como uma grande calzone. Pincelada com ovo e polvilhada de mais tomilho, foi ao forno. À parte, uma salada de alface, tomate aos cubos e cenoura ralada, temperada com sal, azeite, vinagre, alho e orégãos.
Pronto o folhadão, foi à mesa já empratado. O marido provou e aprovou! Dado que ele não gosta lá muito de milho e cogumelos e que acha os pratos vegetarianos, normalmente, com pouco sabor, o prazer com que ele comeu, ontem, disse tudo! E eu fiquei feliz!

Sem comentários: