11/04/11

TARTE DE PÊRA

INGREDIENTES:
Base da tarte:
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de trigo tipo 65
1 c. (café) de sal integral moído
70ml de óleo de milho
50ml de água
1 c. (chá) de canela em pó.
Recheio:
2 Pêras
250ml de sumo de pêra
100ml de água
½ limão (sumo)
2 c. (sopa) de agar-agar
1 c. (sopa) de amido de milho ou araruta desfeita em sumo frio
2 c. (sopa) de malte de cevada ou arroz
1 pitada de baunilha (1/6 de colher de café)
1 pitada de canela.
PREPARAR A BASE:
Num recipiente redondo misture os ingredientes secos. Faça uma cova no meio e adicione os ingredientes líquidos. Misture bem com os dedos e amasse com o calcanhar da mão até formar uma bola homogénea, coloque a massa sobre a mesa de trabalho amasse mais um pouco com as duas mãos até a massa ficar ligeiramente elástica. Nunca amasse mais de 5 min., pois ao contrário da massa de pão a de pastelaria nunca deve ser demasiado amassada, contudo os ingredientes devem ficar bem ligados.
Deixe repousar, tapado com um pano de algodão, durante 30 min., antes de forrar a tarteira e nunca se esqueça de picar a massa com um garfo antes de levar ao forno. Nas receitas cuja caixa de tarte coza vazia, sem recheio, deve colocar alguns feijões espalhador por cima pra fazer peso e não deixar a massa levantar enquanto coze.
PREPARAÇÃO:
Prepare a massa e forre a tarteira. Disponha por cima os gomos de pêra sobrepostos uns nos outros fazendo círculos e cobrindo toda a tarte. À parte, ferva o sumo de pêra até desfazer a alga e junte o malte de cevada ou arroz, a baunilha e o amido até engrossar ligeiramente.
Cubra a pêra com este molho e leve a cozer em forno quente durante 30 min ou até dourar a pêra.
Deixe arrefecer de forma a solidificar.

Sem comentários: