02/10/11

7 alimentos para combater o stress

Papaia, chá de hortelã-pimenta, sementes de abóbora, abacate, salmão, amêndoas e aveia.
Este sete alimentos poderão ajudar a combater e neutralizar os efeitos do stress, segundo David Zinczenko, director da revista Men’s Health norte-americana.

De acordo com o Destak, foi o comportamento, “comum” a diversas pessoas, de comer quando se está mais stressado que motivou Zinczenko a elaborar esta lista de alimentos que, sem contrariar esta tendência impulsiva, pode “neutralizar os efeitos do stress”.

Não sabemos se a lista terá fundamento científico – Zinczenko é um jornalista, mas trabalha diariamente com especialistas e nutricionistas – mas, pelo sim pelo não, aqui fica o porquê da escolha destes alimentos.

Papaia
Meia papaia tem quase mais 75% de vitamina C que uma laranja, por isso oferece uma “protecção poderosa” contra o stress. Outras opções: pimentões vermelhos, brócolos e laranja.

Chá de hortelã-pimenta
O aroma da hortelã-pimenta ajuda na concentração e aumenta o desempenho. E, de acordo com especialistas ouvidos por Zinczenko, também nos torna mais atentos e menos ansiosos na hora de conduzir.

Sementes de abóbora
O magnésio que estas sementes possuem são um forte aliado no combate ao stress sendo que, diariamente, um adulto consome apenas 30% do total de magnésio que deveria sonsumir.

Abacate
As gorduras saudáveis fazem do abacate uma escolha ideal, até porque este fruto chega a ter 35% mais de potássio que uma banana.

Amêndoas
Estão cheias de vitamina E… tal como as sementes de girassol, as azeitonas, os espinafres e a papaia.

Aveia
A Aveia permite eliminar a sensação de frio e fora de controlo que sentimos em situações de maior stress.

Tofu
Investigações do The New England Journal of Medicine demonstraram que a carência de triptófanos pode levar à depressão.
Com os seus elevados níveis (747 mg por cada 100 g), o tofu é perfeito para manter os níveis altos.
Se a textura não o convence, misture-o com um batido e poderá desfrutar dos seus benefícios sem notar a sua presença.

Sem comentários: