02/12/11

O Que é SER Vegetariano?

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).
O nome vegetariano não se origina na base da alimentação vegetal mas da expressão latina “vegetus”, que significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”.
A União Vegetariana internacional define vegetarianismo como “a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos.”
Os vegetarianos  dividem-se em quatro importantes categorias de acordo com a restrição de alimentos, forma de preparação e consumo:
Ovolactovegetarianos – Consomem ovos, leite e derivados. É a forma mais comum de vegetarianismo.
Lacto-Vegetarianos - Consomem leite e derivados. Não consomem ovos. Geralmente relacionados com filosofias indianas. Esta é a característica alimentar da maioria da população indiana.
Vegans ou Vegetarianos Puros – Não consomem nenhum produto de origem animal, inclusive ovos, leite e derivados, gelatina e mel. Os vegans têm preocupações éticas que vão além da questão alimentar, evitando também o consumo de lã, couro e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido testados em animais. É a forma mais completa e menos comum de vegetarianismo, porém,o número de adeptos cresce continuamente.
Crudívoros- Baseiam sua alimentação em alimentos vegetais crus, frutos frescos e secos (desidratados), sementes, grãos germinados e algas.A crença é que esses alimentos mantém a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável.

Sem comentários: