25/02/12

BIFE DE GLÚTEN


Receita básica, para substituir ou misturar com a carne de soja. Essa receita é somente um pré-preparo, para armazenamento posterior. Para o glúten ficar completamente cozido deverá ser submetido a 20 ou 30 minutos extras de cozimento (em água ou forno). Cozinhar com o feijão é uma opção.

INGREDIENTES
1kg de farinha branca (a mais barata); 3 xícaras de água. Tenha uma bacia e uma peneira grande para o processo.

MODO DE PREPARAÇÃO:
Misture a farinha com a água, amassando (sovando, como massa de pão) até formar uma bola homogénea. Deixe de molho em uma bacia, coberta por água, por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.

Troque a água e amasse até ficar turva novamente. Repita a operação até a água ficar clara. Coloque sobre a peneira e lave até retirar todo o amido. O resultado é uma massa bege uniforme, elástica. Pontos brancos indicam a presença de amido.

Cozinhe em um caldo de vegetais fervente (cebolinha, salsão, pimenta em grãos, shoyu, uma tira de kombu e água. Pode-se adicionar corantes naturais tb como urucum e beterraba). Em resumo, o que você preferir), utilizando uma panela de pressão e água só até cobrir o seitan aberto com um rolo. Deixe por 20 minutos com a penela tampada.

Escorra o excesso de líquido (se houver), corte em pedaços grandes e conserve em geladeira em um pote fechado. O seitan pode ser frito e acebolado, como um bife comum, moído, ou utilizado em outras receitas em que a carne precisa ser substituída.

Sem comentários: