02/03/12

Batatas grelhadas com alho


Sirva este saboroso e peculiar prato de batatas grelhadas com alho a acompanhar espetadas grelhadas, hambúrgueres de feijão ou salsichas vegetarianas, ou então sirva as batatas grelhadas com alho como entrada, acompanhadas com cebolas à grega ou crepes chineses. Para preparar este prato vegetariano de batatas grelhadas, talvez seja mais fácil grelhar as batatas numa grelha articulada ou numa placa especial para churrasco. É uma receita de batatas bastante simples e rápido de confecionar, além das batatas, este prato é preparado com alecrim, salsa, tomilho e claro também o alho.
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
■3 batatas grandes para assar, esfregadas
■4 colheres de sopa de azeite
■25 g de manteiga
■2 dentes de alho, picados
■1 colher de sopa de alecrim, picados
■1 colher de sopa de salsa, picada
■1 colher de sopa de tomilho, picado
■Sal
■Pimenta

PREPARAÇÃO DAS BATATAS GRELHADAS COM ALHO
- Leve água a ferver numa grande panela, junte as batatas e coza-as parcialmente durante 10 minutos. Escorra as batatas, refres-que-as sob água fria e volte a escorrê-las bem.
- Transfira as batatas para uma tábua de picar. Quando as batatas estiveram suficientemente frias para serem manuseadas, corte-as em gomos grossos, mas não as descasque.
- Aqueça o azeite e a manteiga numa pequena caçarola juntamente com o alho. Cozinhe, em lume brando, até o alho começar a alourar e retire a caçarola do lume.
- Adicione as ervas e o sal e a pimenta a gosto á mistura da caçarola.
- Pincele completamente os gomos de batata com a mistura de ervas.
- Grelhe as batatas na grelha sobre brasas quentes durante cerca de 15 minutos, pincelando generosamente com a mistura de ervas e manteiga que sobrar, até os gomos estarem tenros.
- Transfira as batatas grelhadas com alho para um prato de servir aquecido e sirva como entrada ou acompanhamento vegetariano.

Sem comentários: