09/04/12

BERINGELA COM QUEIJO


Ingredientes:
Abobrinha
Beringela
Queijo feta
Molho de tomate em pedaços (escolha um molho de qualidade não peneirado)
Alecrim
Alho
Orégãos
Polenta
Caldo de legumes
Sal
limão
Azeite

Numa panela junte o molho de tomate natural em pedaços, acrescente um dente de alho bem picado, um ramo de alecrim fresco, sal, Oregãos e um fio de azeite. Deixe ferver para apurar os temperos e reduzir um pouco.
Enquanto o molho ferve, corte a abobrinha e a beringela no sentido do comprimento com cerca de 0,5cm de largura.

Tempere os dois lados com sal e um fio de azeite e coloque a grelhar numa frigideira bem quente dos dois lados. Repita o processo até que todas as fatias estejam grelhadas.

Quando todas as fatias de beringela e abobrinha estiverem grelhadas, comece a preparar os rolinhos. Coloque uma fatia de beringela sobre uma fatia de abobrinha, um generoso pedaço do queijo peque uma das extremidades e enrole até ao final. Repita o processo com todas as fatias.
Rolinhos prontos, em uma travessa ou prato (não muito fundo) espalhe o molho de tomate (retire o ramo de alecrim) e arrume os rolinhos em cima.
Leve ao forno pré aquecido para gratinar. O molho de tomate vai reduzir e o queijo ficará ligeiramente dourado.

Enquanto os rolinhos estão no forno, prepara a polenta. Primeiro ferva o caldo de legumes, em seguida acrescente a polenta devagar sem parar de mexer. A mistura começa a engrossar rápidamente como um pirão. Tempere com sal (se você tiver usado um caldo de legumes sem sal) .
Deixe cozinhar por alguns minutos mexendo sempre para não queimar.

Retire os rolinhos do forno, decore com um raminho de alecrim e sirva com a polenta e salada de rúcula temperada com sal, azeite, pimenta-do-reino e gotas de limão.

Iole Oliveira Martins
Bom apetite!!

Sem comentários: