07/05/12

Almôndegas de Soja com Molho de Tomate


Ingredientes: (2 pessoas)

Para as almôndegas:
2 chávenas de soja granulada
½ chávena de molho de soja
1/2 caldo de legumes
½ ramo de salsa/salsinha picada
½ ramo de manjericão picado
1 colher de sopa de orégãos secos
Sal
1 colher de sopa de alho em pó
4 a 5 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de pão ralado

Coloque a soja de molho com o dobro da água (3 ou 4 chávenas) morna com o caldo de legumes desfeito e o molho de soja. Deixe-a inchar, o que demora 20 ou 30 mn, mais coisa menos coisa.
Coloque a soja num coador grande e esprema-a até não ter água.
Coloque-a numa taça e junte todos os outros ingredientes. Deite a farinha aos poucos e vá mexendo até ter uma consistência fácil de moldar.
Faça bolas do tamanho de uma bola de ping-pong ou mais pequenas e passe-as por farinha. Sacuda o excesso de farinha que fica agarrado.

Aqueça uma frigideira grande, junte um fio de azeite e, quando estiver quente, junte as almôndegas. Vá virando as almôndegas até estarem douradas de todos os lados. Se for necessário, junte mais um pouco de azeite. Reserve-as.

Para o molho de tomate:
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 folha de louro
1 lata pequena de tomate pelado ou 4 ou 5 tomates bem maduros
4 ou 5 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Molho de soja
Orégãos

Refogue a cebola, o alho e o louro num fio de azeite. Quando a cebola estiver translúcida, junte o tomate e a polpa de tomate. Mexa, tape e deixe cozinhar 45mn a 1 h. Junte água sempre que estiver demasiado seco.

Passado esse tempo, junte os orégãos, a pimenta preta, o sal e o açúcar e volte a mexer. Deixe cozinhar mais 5 a 10 mn, sem tampa.

A finalizar:
Junte as almôndegas, uma a uma, ao molho de tomate. Envolva com muito cuidado para não esmagar as almôndegas. Tape e deixe cozinhar 5 mn. Desligue o lume e deixe ficar a repousar 15mn, tapado.

Sirva as almôndegas com o molho de tomate com esparguete, como manda a tradição, ou com arroz branco ou puré de batata.

NOTA: Se preferir que as almôndegas fiquem completamente mergulhadas no molho de tomate, precisará de duplicar as quantidades da receita do molho.

Sem comentários: