13/10/12

Reeducação Alimentar é Saúde

O emagrecimento, muitas vezes, não é sinónimo de estética mas de saúde. Muitas pessoas que se encontram acima do peso correm sérios riscos de doenças, como ter um infarto por exemplo. Entretanto, para emagrecer saudavelmente não é necessário tantos sacrifícios, como a grande maioria das pessoas pensa, às vezes apenas um controlo na quantidade de alimentos ingeridos diariamente já pode ser mais do que suficiente para a perda de muitos quilos indesejáveis.
Uma reeducação alimentar pode servir para qualquer pessoa, até mesmo para crianças ela pode ser fundamental. O correto seria que todos nós tivéssemos consciência de todo o alimento que ingerimos no decorrer do dia, da quantidade correta, e até de quais devemos dar uma maior preferência. Infelizmente a maioria das pessoas não possuem esse costume, e é essa a causa de várias doenças cardiovasculares. Não é necessário ter dinheiro, ou procurar maciçamente por um médico e nutricionista para se alimentar bem, é necessário conhecimento sobre os nutrientes de cada alimento, e muita disciplina. Mesmo para quem não possui muito tempo, aos poucos, às vezes dentro de um mês seguindo um costume saudável, a nova alimentação incorporará no seu dia-a-dia sem grandes esforços.
É claro que qualquer início de dieta é imprescindível que se procure por um especialista, mas a reeducação alimentar não é uma dieta ou um regime, é uma obrigação que devemos ter de nos alimentar – é um estilo de vida - bem e conforme o nosso corpo necessita. Um médico ou nutricionista podem recomendar um cardápio mais saudável, apesar de que realizar uma alimentação saudável não possui tantos segredos assim. Basicamente é : a pessoa prestar atenção se ela realmente precisa se alimentar ou é por puro hedonismo, se for, evite; é a pessoa trocar barras de chocolate por uma boa salada de fruta; é a pessoa entender que não é bom exagerar nos almoços e jantares, e se alimentar pelo menos de quatro em quatro horas por dia; é a pessoa saber que exercícios físicos são importantes para fugir do sedentarismo; é a pessoa estar ciente de que ingerir muita água é importantíssimo para livrar o organismo de inúmeras toxinas; é a pessoa saber que cereais ajudam o intestino a funcionar melhor, e por aí vai, um milhão de coisas saudáveis que não é segredo para ninguém e contribuem demais para uma reeducação alimentar invejável.

Sem comentários: