03/07/13

Pêra com Chocolate e Pêras com Avelãs

Pêra com Chocolate
Ingredientes:
 4 pêras maduras mas firmes
 ½ limão
2 dl de água
50 g de açúcar
1 tablete de chocolate
 
Modo de Fazer:
 Lave bem e descasque as pêras. Esfregue-as com o sumo do limão, para não ficarem descoloridas. Faça, com a água e açúcar, uma calda muito leve e coza nela as pêras. Escorra e deixe arrefecer. Derreta o chocolate com um pouco de leite de modo a que não fique muito líquido.
Num prato de bolo, derrame um pouco do chocolate derretido e ponha as pêras em pé sobre ele. Derrame, então, um pouco de chocolate sobre cada pêra, de modo a que não fique completamente tapada. Antes de servir, ponha o resto do chocolate, aquecido, numa molheira e leve à mesa.
 
 
Pêras com Avelãs
Ingredientes:
 30 g de miolo de avelã
 4 colheres de sopa de açúcar mascavado
 15 g de manteiga sem sal
 4 pêras grandes e maduras
 ½ limão
 1 colher de sopa de sumo fresco de limão



Modo de Fazer:
 Aqueça o forno a 190º C (ou marca 5). Espalhe as avelãs num tabuleiro de ir ao forno. Leve-as a tostar durante cerca de 10 minutos. Experimente esfregar uma avelã numa toalha para ver se está pronta (se estiver, a pele que a envolve sai com facilidade). Se não estiver, volte a meter no forno durante mais 2 minutos. Quando estiverem prontas, meta-as numa toalha e esfregue-as para retirar a pele. Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Ponha as avelãs, o açúcar e a manteiga num processador ou misturador e moa e misture até que as avelãs estejam grosseiramente moídas. Reserve a mistura. Descasque as pêras e corte-as ao alto. Retire os centros e esfregue-as com o ½ limão para evitar que fiquem descoloridas. Disponha as metades de pêra num prato de ir ao forno. Humedeça as pêras com o sumo de limão e polvilhe, por cima, com a mistura de avelãs. Leve ao forno até que a cobertura fique dourada e forme bolhinhas (cerca de 2 minutos).

Sem comentários: