07/08/13

Enchiladas Vegetarianas à Mexicana - Sugestões e Soluções

missing image file
Enchiladas Vegetarianas à Mexicana 
Ingredientes
500g de soja miúda demolhada e escorrida
2 cebolas picadas
1 pimento vermelho médio
1 pimento verde médio
4 colheres de sopa de concentrado de tomate 
4 tomates médios maduros
1 chávena de feijão encarnado cozido
8 tortilhas
3 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de paprica
2 colheres de chá de cominho em pó
1 colher de chá de tomilho fresco picado
2 folhas de louro
1 ½ chávena de arroz
2 l de caldo de vegetais
4 colheres de sopa de azeite
500g de queijo creme
Sal q.b.
Modo de Fazer
Pele os tomates, limpe-os de sementes e corte-os em pequenos cubos. Limpe os pimentos das sementes e corte-os em pedaços pequenos.
Salteie metade da cebola numa panela com 2 colheres de sopa de azeite e junte metade da paprica, o tomilho, metade dos cominhos, 1 folha de louro e coza durante 5 minutos. 
Acrescente a soja, o tomate pelado e os pimentos e coza durante 10 minutos. Junte 3 colheres do concentrado de tomate e misture bem.
Cubra com o caldo de vegetais, misture bem, leve a ferver, reduza o lume e coza em lume brando durante 15 minutos. 
Junte o feijão e coza durante mais 5 minutos.
Escorra esta mistura para que não tenha uma mistura molhada.
Numa panela, salteie o resto da cebola com o resto da paprica e o cominho, junte o arroz e deixe cozer durante 2 minutos. Junte o resto do concentrado de tomate, mexendo bem.
Junte o líquido que escorreu da mistura da soja no arroz e mexa bem. Junte 4 chávenas de caldo de vegetais. Deixe ferver, reduza o lume e deixe cozer em lume brando até o arroz ainda estar um pouco durinho.
Divida a mistura da soja pelas 8 tortilhas e enrole-as bem para que não abram durante a cozedura. 
Divida o arroz por 4 pratos individuais de ir ao forno, ponha 2 tortilhas bem enroladas em cada prato e cubra-as com o queijo creme.

Pêras Cozidas Cobertas com Chocolate Negro
missing image fileIngredientes
500ml de água
250ml de sumo de pêra
250g de açúcar
2 pauzinhos de tomilho fresco
1 pau de canela
1 vagem de baunilha (ou 1 colher de chá concentrado de baunilha)
4 pêras rocha
300g de chocolate negro
75ml de natas
Modo de Fazer
Numa panela funda, ponha o açúcar, a água, o sumo de pêra, o tomilho e o pau de canela. Corte a vagem de baunilha no sentido do comprimento e junte à panela. Leve a mistura a ferver.
Descasque as pêras, deixando o pauzinho no topo. Retire o caroço sem partir as pêras, usando uma faca de lamina fina e pequena, rodando a lamina na base da pêra.
Quando o líquido estiver a ferver, reduza o lume e ponha as pêras. Coza durante 20 a 30 minutos ou até estarem macias mas firmes.
Numa taça de ir ao micro-ondas, parta o chocolate em pequenos pedaços e junte as natas. Ponha no micro-ondas e derreta o chocolate mexendo bem até estar bem derretido.
Mergulhe cada pêra no chocolate de modo que fique bem coberta e deixe escorrer antes de servir.
Sirva com natas batidas.

missing image fileFeijão
As proteínas são o nutriente mais notável do feijão, que lhe mereceu ser conhecido como a “carne dos pobres”. Quando essas proteínas, de valor biológico relativamente baixo, se combinam com as de outros alimentos vegetais ricos em metionina, como os cereais, tornam-se as proteínas completas de que o organismo necessita. Além de proteínas, o feijão é, também, rico em fibras vegetais, folatos, ferro, niacina e ácido pantoténico.

missing image fileProteína texturizada de soja
É um dos muitos produtos extraídos do feijão de soja, tendo um elevado conteúdo proteico. Pode ser encontrada em forma granulada ou em cubos, substituindo, com vantagem, a carne. Na sua preparação usam-se os mesmos temperos que na carne, o que lhe dá uma textura e um sabor muito semelhante à carne, sem as enzimas que esta contém.


SUGESTÕES E SOLUÇÕES

Cuide da Sua Pele
A pele é o nosso cartão de visita. Através dela é possível identificar a nossa idade e até a nossa condição de saúde. É por isso que devemos tratá-la com carinho e cuidado. O fumo, o álcool, a má alimentação, o sedentarismo, o stresse e a exposição excessiva aos raios solares, sem a devida protecção, são factores que levam ao envelhecimento precoce da pele e ao aparecimento de rugas antes do tempo. Entretanto, alguns cuidados simples podem melhorar o aspecto da pele, deixá-la mais lisinha, menos ressequida e menos oleosa.
 Durma bem, pelo menos as seis a oito horas de sono recomendadas por dia.
 Beba de 6 a 8 copos de água por dia, hidratando, assim, a sua pele.
 Habitue-se a limpar bem a pele antes de dormir.
 Procure ter uma vida activa. O exercício físico é a chave para uma boa saúde e uma pele sadia.
 Consuma frutas e verduras à vontade, pois ajudam no equilíbrio saudável da pele.
 Evite a exposição ao sol entre as dez horas da manhã e as quatro horas da tarde.
 Mesmo no Inverno, não se esqueça do protector solar.
 Não fume nem ingira bebidas alcoólicas.
 Evite o banho muito quente, pois ele retira a oleosidade da pele.
 Para quem tem pele seca, logo após o banho, com a pele ainda húmida, faz bem usar um creme hidratante nas partes mais secas. Consulte um dermatologista, pois ele pode indicar o hidratante mais recomendado.
 Use um esfoliante apropriado para o rosto, uma vez por semana 
(veja o quadro).
 Para evitar a oleosidade excessiva, use compressas de chá de camomila gelada no rosto. Aplique as compressas uma vez por dia, deixando agir de 10 a 15 minutos. A pele ficará limpa e revigorada, pois a camomila tem acção calmante, revitalizante e revigorante.

Esfoliante com aveia e mel
Ingredientes:
2 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de sopa de mel
1 gaze
Como aplicar: Lave o rosto com água morna. Use sabonete neutro. Humedeça a aveia com água fria e, com a gaze, espalhe-a sobre o rosto em movimentos circulares. Em seguida, enxague o rosto com água gelada e passe o mel, deixando actuar durante 15 minutos. Lave novamente o rosto com água gelada e, em seguida, passe um creme hidratante.
Quem tem a pele muito ressequida, deve fazer a esfoliação, preferencialmente, de 15 em 15 dias. O creme esfoliante deve ser aplicado com a ponta dos dedos, em movimentos circulares e suaves. Em seguida, o rosto deve ser lavado com bastante água.
missing image file

Sem comentários: