26/08/13

Favas Estufadas com Chouriço de Soja

Favas Estufadas com Chouriço de Soja
Ingredientes:2 kg de favas (quando ainda com casca)
1 cebola grande
4 dentes de alho (e, se possível, um ramo de rama de alho)
1 molho de coentros
1 chouriço de soja
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de açúcar
sal q.b.
Modo de Fazer:
Descasque as favas e coloque-as no tacho (de preferência, favas tenras e tacho de barro) com um pouco de água. Junte a cebola, o alho e os coentros picados. Tempere com o azeite, o sal e o açúcar. Ponha o tacho ao lume, tape bem e deixe estufar sem destapar agitando frequentemente o tacho. À parte, coza o chouriço (picado com um alfinete para que não abra na cozedura) durante alguns minutos. Corte-o às rodelas. Quando as favas estiverem quase prontas, junte as rodelas de chouriço.
Salada de Favas em Barquinhos de Pepino
Ingredientes:
2 pepinos
300 g de espinafres
100 g de milho doce
100 g de queijo fresco
50 g de favas sem casca

Ingredientes complementares:
8 folhas de manjericão
salsa
½ limão
6 colheres de sopa de azeite
sal marinho
Modo de Fazer:
Corte os pepinos no sentido do comprimento e retire a polpa. Pique a polpa extraída. Lave os espinafres e coza-os a vapor durante 5 minutos. Deixe arrefecer e pique--os. Misture o queijo, o sumo de limão, o azeite e o sal. Junte à mistura anterior os espinafres, as favas, a polpa dos pepinos, o manjericão e a salsa. Recheie os pepinos com a mistura assim conseguida. Decore com os grãos de milho e sirva frio.
Se desejar, em vez de utilizar queijo, pode usar maionese de soja. Umas gotas de ketchup torná-la-ão rosada e enfeitarão o conjunto.
 

Sem comentários: