22/08/13

Quiabo com Caril

Este quiabo com caril tal como o nome indica é confecionado com quiabo que é também conhecido como bhindi, é um dos vegetais preferidos pelos Indianos. O quiabo vende-se em muitos dos grandes supermercados em todo o mundo. Na confeção do quiabo com caril se preferir, corte o quiabo em anéis, junte à mistura e cozinhe, tapado, até estar tenro mas estaladiço, mexendo ocasionalmente. Quando comprar quiabos frescos, veja se as vagens não estão murchas nem têm manchas castanhas, para garantir a melhor qualidade dos quiabos no seu cozinhado. Pode servir esta deliciosa receita Indiana a acompanhar as kabobs Turcas ou porque não umas salsichas vegetarianas?

Informação Nutricional
Calorias: 156 Kcal
Açúcares: 5 g
Proteínas: 5 g
Gorduras: 12 g
Hidratos de Carbono: 6 g

Ingredientes (4 pessoas)
500 g de quiabos frescos
4 colheres de sopa de ghee ou óleo vegetal
1 molho de chalotas, cortadas às rodelas
2 dentes de alho, esmagados
Pedaço de 5 cm de raiz de gengibre fresca, picada
1 colher de chá de malagueta, picada
1+1/2 colheres de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açafrão-da-índia em pó
225 g de tomate enlatado, picado
150 ml de caldo de legumes
Sal
1 colher de chá de garam masala
Coentros picados, para guarnecer

Preparação
* Lave os quiabos, tire-lhes o pé e seque-os. Aqueça o ghee numa grande frigideira e junte as chalotas, o alho, o gengibre e a malagueta e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, durante 1 minuto.
* Adicione as especiarias e cozinhe, em lume brando, durante 30 segundos, junte depois os tomates, o caldo e os quiabos. Tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo e virando a mistura ocasionalmente, durante 15 minutos até os quiabos estarem cozidos mas ainda um pouco estaladiços.

* Polvilhe com garam masala, prove e ajuste os temperos, se necessário. Transfira para um prato de servir aquecido, guarneça depois com os coentros picados e sirva quente.

Sem comentários: