16/08/13

RECEITAS COM COGUMELOS E FRUTA

Salada de Espargos, Cogumelos e Tofu
missing image filePara o molho
Ingredientes
100 ml de azeite
2 dentes de alho, descascados e esmagados
1 folha de louro
1/2 colher de sopa de segurelha fresca, picada
½ colher de sopa de orégãos frescos, picadosCasca e sumo de 1 limão
1/2 colher de sopa de coentros frescos, picados
1/2 colher de sopa de salsa fresca, picada
1 colher de chá de malagueta fatiada sem sementes (opcional)
Sal q.b.
Modo de Fazer
Numa panela funda, pequena, ponha o azeite, o alho, o louro, a segurelha, os orégãos e a casca de limão. Aqueça esta mistura em lume muito brando durante 20 minutos sem deixar ferver.
Retire do lume, passe pelo passador e deixe arrefecer. Quando estiver frio, junte o sumo de limão, os coentros, a salsa e a malagueta se a quiser usar. Tempere com o sal antes de usar.

Para a salada
missing image fileIngredientes

150g de alface frisada, cortada fina
150g de alface frisada roxa, cortada fina
150g de endiva roxa cortada fina
1 cebola vermelha, fatiada fina
200g de cogumelos shitaka fatiados
250g de espargos frescos
300g de tofu
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de sopa de tomilho seco
½ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de paprica
¼ colher de chá de sal grosso, moído
2 colheres de sopa de azeite
Modo de Fazer
Num prato, ponha as ervas secas, o alho em pó, a paprica, e o sal e misture, passe um pouco do azeite no tofu e passe pela mistura, reserve o tofu. Faça o mesmo com as fatias de cogumelo.
Com um descascador de batata, retire a pele exterior dos espargos tendo cuidado para não os partir e retirar as pontas. Numa panela, ferva água e mergulhe os espargos durante 2 minutos. Passe um pouco do azeite pelos espargos e grelhe com os cogumelos e o tofu.
Para servir, misture as alfaces, a cebola e a endiva e ponha numa taça, corte o tofu em cubos e os espargos aos bocados, e misture ao de leve todos estes ingredientes. Esta salada pode ser servida quente ou fria.
Regue com o molho antes de levar à mesa.

Pudins de Gelatina e Fruta Fresca
missing image fileIngredientes
100g de manga em cubos de 0,5cm
100g de maçãs verdes e vermelhas em cubos de 0,5cm
100g de ananás em cubos de 0,5cm
100g de melão em cubos de 0,5cm
100g de melancia em cubos de 0,5cm
100g de uvas cortadas em 4
100g de laranja em cubos de 0,5cm
100ml de sumo de maçã bem fresco
100ml de sumo de laranja bem fresco
250ml de água a ferver
1 saqueta de gelatina sem sabor (para fazer 500ml)
Modo de Fazer
Misture as frutas e divida entre formas individuais. Para melhor efeito ponha as formas no congelador durante 40 minutos o que ajudará a gelatina a endurecer mais depressa.
Dissolva a gelatina na água quente, misture-lhe os sumos e divida pelas formas. Ponha no frigorífico até estarem duras. Também poderão ser utilizadas gelatinas com sabores, mas para esse efeito junte só água ou sumo do mesmo sabor.
Desenforme os pudins e sirva com gelado ou natas.

missing image fileEndívia
A endívia é, na realidade, uma variedade da chicória. É uma boa fonte de ácido fólico e de vitamina B1. Contém proteínas, hidratos de carbono, vitaminas B2 e B6, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre e manganês. Actua sobre o fígado, aumentando a produção de bílis e facilitando o esvaziamento da vesícula biliar. É o alimento ideal para os diabéticos e para aqueles que desejam emagrecer.


missing image fileEspargos
Do ponto de vista nutritivo, o espargo é dos alimentos que menos calorias fornece. No entanto, é uma das hortaliças mais ricas em proteínas. Também contém bastante fibra, vitaminas do grupo B, folatos e vitaminas A, C e E. Quanto a minerais, proporciona quantidades significativas de potássio, fósforo, ferro e magnésio, bem como vários oligoelementos. Por ser um bom diurético, é aconselhado a pessoas com problemas renais. É, também, aconselhado no caso de eczemas da pele (pela sua acção depurativa e desintoxicadora) e de prisão de ventre (pelo seu conteúdo em fibra dietética).


Sem comentários: