06/08/13

Receitas com Tomates e Uvas

missing image file
CebolinhoO cebolinho é uma espécie entre a cebola e o alho francês. É mais tenro do que a cebola comum e come-se, além do bolbo, as folhas e o caule da planta. Embora numa concentração mais reduzida, tem as mesmas propriedades do que a cebola, tendo presentes todas as vitaminas, com excepção da B12, e todos os minerais, com especial realce para o enxofre. Contém, ainda, flavonóides, que favorecem a circulação sanguínea.
Pacotes de Tofu com Amêndoasem Folhas de Perreira com Arroz de Tomate
Ingredientes para os Pacotes
8 folhas grandes de parreira, frescas
400g de Tofu macio
3 colheres de sopa de cebolinho picado
4 colheres de sopa de amêndoa ralada
1 colher de chá de pimenta partida
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de amendoas laminadas
1 colher de café de sal
½ colher de chá de alho picado
Modo de Fazer
Ponha as folhas de parreira de molho, em água quente, durante 5 minutos; retire e seque-as bem. Seque e divida o tofu em 8 pedaços iguais e reserve. Numa taça, misture 2 colheres de azeite com o cebolinho, a amêndoa ralada, a pimenta, o sal e o alho; mexa bem.
Ponha um pedaço de tofu em cada folha e cubra-o com a mistura. Ponha as amêndoas laminadas sobre a mistura. Feche os pacotes de maneira que fiquem bem fechados e cubram todo o tofu. Pincele-os com o resto do azeite.
Cozinhe no grelhador ou no churrasco por 3 ou 4 minutos.
Ingredientes para o Arroz
750ml caldo a ferver
230g de arroz
120ml de tomate pelado em pedaços
3 folhas de basílico fresco, picado
2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
Modo de FazerAqueça o azeite na panela, junte a cebola e deixe cozer até ficar transparente. Junte o tomate, a folha de louro e o basílico, e deixe cozer em lume brando durante 2 minutos. Junte o caldo e deixe levantar fervura. Quando o caldo estiver a ferver junte o arroz e deixe cozer em lume brando.
missing image file

TofuO tofu é bastante rico em proteínas, cálcio, ferro e zinco. É um dos derivados do feijão de soja mais ricos em isoflavonas, pelo que, tal como o grão da própria leguminosa, é indicado como preventivo dos sintomas da menopausa, na mulher, da arteriosclerose e doenças coronárias, da osteoporose e do cancro, especialmente no cancro da mama e da próstata.
missing image file


missing image fileBolo de Uvas com Natas
Ingredientes
112,5g margarina
175g açúcar (ou substituto de açúcar)
3 ovos
1 colher de chá de raspa fina de limão
1/2 colher de chá de baunilha
200g de farinha
½ colher de sopa de fermento
450g de uvas brancas bem lavadas e bem secas
margarina para barrar a forma
Modo de Fazer
Separe as claras e as gemas em duas ta ças diferentes.
Na taça com as gemas junte a margarina amolecida e bata até obter uma massa leve. Adicione 70g de açúcar e bata outra vez. Junte a baunilha e a raspa de limão e bata durante 1 minuto.
Bata as claras até ficarem quase em castelo. Sem parar de bater, junte o resto do açúcar, às colheradas, até ter juntado todo o açúcar, e as claras estarem bem firmes.
Envolva ¼ das claras à mistura das gemas. Peneire a farinha sobre a mistura e envolva bem. Junte o resto das claras envolvendo cuidadosamente.
Deite a mistura na forma bem untada com a margarina. Espalhe as uvas sobre a mistura e leve ao forno a cozer durante 35 a 40 minutos a 180oC. Sirva com natas batidas.


Basílico
Também chamado manjericão-grande, contém um óleo essencial muito rico em estragol, eugenol, lonalol e terpenos, que lhe dão propriedades antiespasmódicas (acalma os transtornos digestivos de origem nervosa e as enxaquecas), tonificantes do sistema nervoso e cardiovascular, galactogogas (aumenta a produção do leite materno) e emenagogas (facilita a menstruação e diminui as dores devidas a espasmos ou congestão uterina).
missing image file

Sem comentários: