02/08/13

Receitas de Brócolos e Melão

Espetadas de Legumes em Iogurte Carilado
Ingredientes para a marinada
250ml de iogurte de soja
1 colher de sopa de açafrão
1 ½ colher de chá de caril
1 ½ colher de chá de cominhos em pó
1 ½ colher de chá de coentros em pó
1 ½ colher de chá de pasta de tomate
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de gengibre fresco picado
sumo e raspa de meio limão
2 colheres de sopa de coentros picados
Ingredientes para as espetadas
2 pimentos amarelos
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
1 molho pequeno de brócolos
1 molho pequeno de couve-flor
16 tomates cherry
1 cebola média
missing image fileModo de Fazer
Numa taça, ponha todos os ingredientes para a marinada e misture muito bem, tape e deixe tomar sabor.
Limpe os pimentos das sementes e corte em quadrados de 2cm. Divida os brócolos e a couve-flor em pequenos raminhos, descasque a cebola e corte-a em quadrados e divida em camadas.
Separe os legumes em 8 porções e alterne-os nas espetadas pondo primeiro 1 quadrado de pimento amarelo, 1 pedaço de brócolos, 1 pedaço de cebola,1 pedaço de pimento vermelho, 1 pedaço de couve-flor, 1 pedaço de pimento verde, 1 tomate. Repita até que use todos os legumes pelo menos 2 vezes.
Quando tiver todas as espetadas prontas, ponha-as dentro do tabuleiro e deite a marinada sobre elas tendo atenção para que fiquem bem cobertas. Deixe tomar sabor durante 15 minutos.
Cozinhe no churrasco ou no forno durante 30 minutos, virando-as a cada 10 minutos e pincelando-as com a marinada. Sirva com salada de tomate.


missing image fileEspetadas de Legumes em Iogurte Carilado
Ingredientes
750g de polpa de melão
750g de polpa de meloa
750g de polpa de melancia
folhas de hortelã-pimenta fresca para decorar

Modo de Fazer
Numa liquidificadora, passe cada um dos melões, individualmente, até obter uma pasta bastante líquida. Ponha as pastas em panelas diferentes, em lume brando, e deixe reduzir durante 15 minutos, mexendo para que não pegue. Depois de reduzido, ponha em caixas de ir ao congelador e deixe arrefecer antes de pôr no congelador.
Leve ao congelador durante três horas, ou até obter a consistência de gelado. Com um garfo, mexa de vez em quando para que não forme cristais sobre o gelado.
Sirva numa taça de gelado pondo as camadas por cor e decore com folhas de hortelã-pimenta.

missing image file
Couve-flor
A couve-flor contém pequenas quantidades de hidratos de carbono e de proteínas, e praticamente nenhumas gorduras. É uma boa fonte de vitamina A (beta-caroteno), bem como das vitaminas B, C, e E. Quanto a minerais, é muito rica em potássio, contendo, ainda, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. Os oligoelementos crómio, zinco, manganês, cobre e selénio também estão presentes em quantidades significativas. A couve-flor é anticancerígena e é recomendada a quem tem problemas digestivos ou sofre de doenças cardiovasculares.

missing image file
Melancia
Para além de ser uma fruta muito refrescante, contém folatos, minerais e várias vitaminas, entre as quais se destacam o beta-caroteno, a vitamina B1 e a B6. O seu efeito diurético é superior ao do melão e está indicada principalmente nas doenças dos rins e das vias urinárias, bem como para quem deseje fazer uma cura depurativa ou queira emagrecer.

Melão
O melão é, sobretudo, água. Mas não é uma água passiva ou inerte, mas uma água viva, repleta de proteínas, vitaminas e minerais. Harmoniosamente combinados, vamos encontrar as vitaminas C, B1, B6, os folatos, e pequenas quantidades das restantes vitaminas, com excepção da B12. Os minerais nutrientes estão todos presentes, destacando-se, pela sua riqueza, o potássio, o ferro e o magnésio. É aconselhado a quem sofra de afecções urinárias, de excesso de ácido úrico, de prisão de ventre e de desidratação.
missing image file

SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Para a COZINHA
missing image fileQuando o arroz se queima
Quando o arroz queimar, o mais eficaz para evitar o cheiro é meter um pedaço grande de cebola no centro do arroz e fechar a tampa da panela. Assim, o problema estará resolvido.

Cortar ovos cozidos
Se não tem o aparelho próprio para cortar os ovos cozidos, unte a lâmina da faca com um pouco de azeite; deste modo, evitará que a gema se pegue à faca e que os ovos se partam.
Para a CASA
missing image fileGordura na mesa
Se deixar cair gordura numa mesa de madeira, cubra a gordura com um pouco de sal. Dessa forma evitará que a madeira a absorva.

Afugentar mosquitos
Para se proteger das picadas de mosquitos, junte, ao seu creme corporal, umas gotas de essência de alfazema. Para as crianças pequenas, substitua o creme corporal por óleo de banho para bebés.
Para a BELEZA
Pontos negros e espinhas
Para eliminar da pele os inestéticos pontos negros e espinhas, aqueça um pouco de mel e aplique-o, com a parte de trás de uma colher de plástico, tépida, no rosto todo. Deixe actuar durante 15 minutos e enxague, primeiro com água morna, e depois com água fria. Pode fazê-lo três vezes por semana e verá a diferença.

missing image fileConservar o bronzeado
Para que o seu bronzeado dure mais tempo, só tem de comer cenouras. Este vegetal, além de conter muita vitamina A, tem, também, um nutriente, o caroteno, que ajuda a conservar a cor da nossa pele. A quantidade recomendada é de duas cenouras por dia.

Para PLANTAS E ANIMAIS
missing image fileFlores murchitas...
Para fazer reviver as flores das suas jarras, ponha os caules de molho em água a ferver durante cinco minutos e, logo a seguir, em água gelada durante outros cinco minutos. Verá como, uma meia hora depois, as flores estarão viçosas.

Pulgões
Introduza um dente de alho junto de qualquer planta. Evitará que esta seja devorada pelos pulgões, uma vez que estes insectos detestam o cheiro do alho. Este truque é especialmente recomendável para as roseiras.

Sem comentários: