22/08/13

Receitas de Pístácio - Ricas em ferro

Próprio da Síria e do Próximo Oriente, onde já era cultivado vários séculos antes de Cristo, o pistácio é a semente da pistácia (Pistacia vera L), uma pequena árvore de folha perene, da família das Anacardiáceas.
Segundo a expressão do patriarca Jacob, que habitava na Palestina 1700 anos antes de Cristo, o pistácio já fazia parte dos “melhores produtos da terra”, juntamente com o mel e as amêndoas.
A partir do primeiro século estendeu-se por todo o Império Romano, sendo hoje cultivado sobretudo na Sicília e no norte de África. No século XX foi levado para o continente americano, tendo-se aclimatado nos estados norte-americanos quentes como a Califórnia, o Texas e o Novo México.
A forma e a composição do pistácio são semelhantes às do pinhão (ver S&L de Dezembro, 2006), se bem que contenha mais proteínas, mas menos gorduras. O seu teor em hidratos de carbono também é considerável.
O seu conteúdo em provitamina A e em vitamina C é relativamente pobre. No entanto, é muito rico em minerais, contendo potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Mas o pistácio é notável sobretudo pela sua grande riqueza em ferro, que iguala ou ultrapassa a das lentilhas. Contém valiosos oligoelementos como o cobre, que, segundo recentes investigações, facilita a absorção e assimilação do ferro. A combinação de ferro e cobre produz um efeito antianémico muito superior ao de qualquer preparado farmacêutico somente à base de ferro.
Esta acção antianémica do pistácio é potenciada quando se ingere juntamente com frutas ou verduras frescas ricas em vitamina C, de que contém muito pouca. É sabido que a vitamina C facilita grandemente a absorção do ferro no intestino.
As pessoas que sofram de anemia ferropénica (por falta de ferro), beneficiarão com o consumo habitual de pistácios.
A forma mais usual de comer os pistácios é ligeiramente torrados, embora se deva ter atenção ao sal, cujo excesso deve ser evitado. O delicado sabor deste fruto seco faz dele um alimento muito apreciado na pastelaria e confeitaria, assim como na preparação de gelados.
receita1.psd
Arroz Dourado de Pistácio

Ingredientes:
1 cebola média
2 colheres de sopa de azeite
4 fios de açafrão ou 1 colher de sobremesa, rasa, de açafrão em pó
50 g de pistácios descascados
300 g de arroz vaporizado
7 dl de água
2 colheres de sopa de sumo de laranja
sal q.b.

Modo de Fazer:
Descasque e pique bem a cebola e aloure-a, num tacho, no azeite. Junte o açafrão, os pistácios descascados e cortados em lâminas não muito finas e o arroz. Salteie até que o arroz comece a ficar translúcido.
Acrescente a água a ferver e o sumo de laranja. Tempere com sal, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos.
Este arroz pode acompanhar qualquer estufado, mas aconselhamos o tofu estufado com coentros, cuja receita demos em Fevereiro do ano passado.

receita2.psd
Bolachas de Pistácio e Chocolate

Ingredientes:
115 g de margarina vegetal
55 g de açúcar
1 ovo batido
½ colher de chá de essência de baunilha
170 g de farinha de trigo
1 colher de café de fermento granulado
115 g de pistácios descascados
115 g de chocolate de cozinha

Modo de Fazer:
Unte um tabuleiro grande. Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura cremosa e leve. Acrescente o ovo, a essência de baunilha, a farinha, os pistácios picados e o chocolate partido aos bocadinhos, e continue a mexer até ficar tudo bem ligado.
Coloque a massa no tabuleiro, às colheradas, e achate-a com um garfo ou com o fundo de um copo. Ligue o forno a 170º C, enquanto deixa as bolachas repousarem durante cerca de meia hora.
Leve ao forno durante 20 minutos ou até ficarem douradas.
Esta receitá dá 2 dúzias de bolachas que farão as delícias dos seus filhos.

Sem comentários: