04/09/13

Receitas com Feijão e Tomate

Sopa de Feijão Maduro
Ingredientes

500g de feijão maduro, já debulhado

3 cenouras

3 batatas médias

1 lata de tomate pelado aos pedaços

1 cebola grande

7,5dl de caldo de vegetais

5 folhas de couve portuguesa

2 colheres de sopa de azeite

Sal q.b.


tomates_102940691.jpgModo de Fazer:
Descasque as cenouras e corte-as em fatias. Descasque a cebola e as batatas e corte-as em cubos. Retire os talos mais grossos da couve e corte-a em tiras.
Numa panela, aqueça o azeite e ponha a cebola, a batata e a cenoura, e deixe cozer sem criar cor.
cebolas_94188319.jpgJunte o feijão, o tomate, o louro e o tomilho, coza durante 10 minutos.
Junte o caldo e tempere com o sal; 
deixe cozer até a batata estar cozida.
Retifique o sal.
Sopa.jpg






Croquetes de Feijão com Molho de Iogurte e Alho
prato.jpg
Ingredientes

3 chávenas de feijão preto, cozido

2 chávenas de feijão vermelho, cozido

3 chávenas de feijão frade, cozido

2 colheres de sopa de cominho em pó

2 colheres de sopa de paprica

1 colher de sopa de coentros picados

2 tomates grandes maduros, em cubos

5 fatias de pão integral

1 malagueta fresca, fatiada

200g de abóbora

1 colher de sopa de óleo

1 colher de chá de sal

1 colher de café pimenta preta moída de fresco

¼ de chávena de pão ralado

Ingredientes para o Molho
1 chávena de iogurte natural
2 dentes de alho esmagados
1 colher de salsa picada
Custo total











Modo de Fazer:
Aqueça o forno a 220oC; unte um tabuleiro com óleo.
Rale a abóbora e reserve. Rale o pão integral até obter um pão ralado e reserve.
Numa taça, ponha 1 chávena de feijão preto, 2 chávenas de feijão encarnado e 1 chávena de feijão frade. Com um garfo esmague-os até não haver qualquer feijão inteiro. Junte o resto dos feijões, o pão integral ralado, o tomate, os cominhos, a paprica, os coentros, o sal e a abóbora ralada. Envolva todos os ingredientes até estarem bem ligados.
Divida a mistura em bolas do mesmo tamanho, role em croquetes e ponha no frigorífico durante 20 minutos.
Numa taça, misture o pão ralado, a pimenta preta moída e o óleo. Role cada croquete até que esteja bem coberto com o pão ralado.
Ponha no tabuleiro untado. Coza no forno durante 20 minutos ou até estarem dourados.
Prepare o molho: numa taça, ponha o iogurte, o alho e a salsa. Misture bem.
paoralado_27620032.jpgSirva os croquetes com arroz de tomate ou de cenoura e uma salada a gosto.



SUGESTÕES E SOLUÇÕES
...Para a cozinha
Congelar ovos? > Claro que sim. É sempre possível congelar os ovos. Contudo, deverá fazê-lo sem casca, já que poderia correr o risco de esta estalar quando o ovo congelasse. O processo é muito fácil. Pode utilizar a cuvete dos cubos de gelo e separar as gemas das claras, congelando-as separadamente. A clara ficará bastante melhor se a bater primeiro um pouco.
Juntos, mas não misturados > Ao guardar tipos de queijo no mesmo recipiente, tenha cuidado, pois os de cheiro intenso irão alterar o sabor dos mais suaves. Procure arranjar uma solução fácil: prenda, com um bocadinho de fita adesiva, um ramo de tomilho no interior do tampo da caixa.

...Para a cozinha
Farinha > A farinha de trigo guardada, principalmente nas estações húmidas, costuma encaroçar. Isso pode ser evitado se lhe acrescentar um pouquinho de sal. Para conservar a farinha em bom estado e para que os bichos não se instalem nela, basta colocar uma folha de louro no recipiente onde é guardada.
latas_82504948.jpg
Enlatados > Se uma lata de conservas se apresenta inchada na parte superior ou inferior (ou seja, nas bases), deve deitá-la fora porque já não está em boas condições. O que resta de uma lata aberta deve guardar-se no frigorífico dentro de um recipiente de vidro bem tapado.

...Para a casa
Limpar objetos de cerâmica > Se tem peças de cerâmica manchadas, ferva vinagre com sal e limpe-as com este preparado. Rapidamente as manchas desaparecerão.
alhos_76276873.jpg
Espremedor sem restos > Se o seu espremedor de alhos ficou com os orifícios sujos, recorra a uma escova de dentes para o limpar, logo após ter sido usado. É que, depois de secos, será muito mais difícil desobstruí-lo.


...Para a beleza
dentes_25220218.jpg
Que frescura! > Se preparar uma mistura feita à base de uma infusão com 85g de poejo, 10g de alecrim e um saquinho (dos de chá) de camomila e bochechar com ela depois de escovar os dentes, conseguirá manter um hálito fresco durante todo o dia. E os dentes estarão também mais brancos.

Quando começa a cair > Há épocas em que, depois de sair do duche ou lavar o cabelo, este cai em grande quantidade. Em vez de ficar assustada, faça uma massagem suave no couro cabeludo, utilizando apenas as pontas dos dedos. Este truque evitará não só a queda do cabelo como, além disso, ativará a circulação sanguínea.
...Para plantas e animais de estimação
Flores e jarras ou vasos > A escolha de vaso ou jarra é importante. Numa jarra de barro, vaso rústico ou recipiente de cobre, disponha flores simples e coloridas: papoilas, dálias, malmequeres, crisântemos, etc.. Uma jarra de cristal convém às flores preciosas cujos caules têm poucas folhas: rosas, cravos, etc.. Um recipiente liso é sempre preferível a outro cuja decoração muito sobrecarregada atraia a atenção em detrimento das flores que contém.
puppy_68333581.jpg
Cachorrinho saudoso > Quando um cachorrinho chega pela primeira vez a uma casa depois de deixar a mãe costuma ganir muito durante a noite. Para evitá-lo, deve colocar no seu cesto uma bolsa de água quente envolta numa toalha. Assim, estará mais aconchegado e não estranhará tanto. No princípio, os cachorros necessitam de ter sempre na boca algo para morder. Para evitar que estrague sapatos ou chinelos, pode dar-lhe uma garrafa de plástico ou qualquer outro objeto não muito duro para que se entretenha com ele.

Sem comentários: