09/10/13

O MARMELO - RECEITAS

Quem não conheça o marmelo, e pense que se trata de uma variedade de pêra, terá uma grande decepção quando lhe der a primeira dentada: a polpa deste fruto é tão áspera e insípida que é praticamente impossível comê-la. No entanto o doce, a tradicional marmelada, é uma deliciosa guloseima que todas as crianças gostam de comer. O mesmo acontece com a geleia de marmelo que, além de poder ser usada para barrar o pão, ainda é utilizada em culinária para pincelar tartes e tortas, dando-lhes um aspecto luzidio, ou para rechear bolos e para substituir o açúcar que é posto no centro das maçãs para assar.

O marmelo cru contém hidratos de carbono em forma de açúcares. A marmelada, porém, ultrapassa os 50% em açúcares, dado que quando é feita se acrescenta ao marmelo o seu próprio peso em açúcar. Contém muito poucas gorduras e proteínas (menos de 1%).

É, contudo, bastante rico em vitaminas C e E, do mesmo modo que em minerais como potássio, ferro e cobre, o que o torna benéfico para quem tem deficiência nestas vitaminas.
A acção adstringente e anti-inflamatória que exerce sobre o intestino deve-se ao facto de conter duas substâncias aparentemente antagónicas:
 Pectina: Fibra solúvel que suaviza a parede do intestino e facilita o trânsito das fezes.
 Taninos de acção adstringente, que secam e desinflamam a mucosa que reveste o interior do intestino.
Comido como sobremesa ou merenda, é útil às crianças ou adultos com tendência para o trânsito rápido ou para as flatulências intestinais. É muito recomendável em caso de diarreia por gastrenterite ou colite, como primeiro alimento sólido após uma fase aguda.
Pelo seu conteúdo em pectina, contribui para reduzir o nível de colesterol no sangue.&


Ingredientes:
4 Marmelos
Açúcar amarelo q.b.
4 pauzinhos de canela (opcional)

Modo de Fazer:
Lave muito bem os marmelos, certificando-se de que toda a penugem foi retirada, e tire o centro. Encha-o com açúcar. Se desejar, espete um pauzinho de canela. Leve ao forno médio até ficarem bem assados.


Ingredientes:
1 kg de marmelos
água q.b.
1 kg de açúcar amarelo

Modo de Fazer:
Lave os marmelos, esfregando-os bem para retirar a penugem. Retire os caroços e reserve. Ponha os marmelos a cozer em pouca água até ficarem tenros. Retire do lume e escorra-os, reservando a água. Reduza-os a puré e passe-os por uma peneira de crina, tendo o cuidado de não lhes tocar com nenhum objecto de metal.
Leve o açúcar amarelo ao lume num pouco de água da cozedura dos marmelos, previamente coada, e deixe ferver até fazer ponto de cabelo. Junte o puré de marmelos e deixe ferver, mexendo sempre com uma colher de pau, até ver o fundo do tacho (cerca de 30 minutos). Quando estiver pronta, deite a marmelada em recipientes, de preferência rectangulares e untados com óleo para tornar mais fácil o corte. Polvilhe com açúcar deixe arrefecer totalmente. Cubra com papel vegetal e deixe num lugar quente e seco.
A marmelada combina muito bem com requeijão e queijo fresco.


Ingredientes:
Água em que cozeu os marmelos
Centros (caroços) dos marmelos que reservou
açúcar amarelo q.b.

Modo de Fazer:
Ponha os caroços a cozer num pouco da água que reservou, para extrair o ácido. Quando estiverem bem cozidos, coe num saco de pano, sem pressionar, e junte essa água à restante. Meça a quantidade de água com que ficou e, em princípio, conte com 500 g de açúcar para cada 5 dl de água.
Acrescente o açúcar à água e ferva. Para saber se a geleia está no ponto, ponha um pouco de geleia num pires, deixe arrefecer e passe um dedo pelo meio. Se abrir um “caminho”, a sua geleia está pronta para ser deitada em frascos mornos e coberta como qualquer doce.

Prepare como a marmelada branca, mas descasque os marmelos antes de os cozer e passe a polpa por
um passador de metal.
S&L 

Sem comentários: