11/10/13

Os Benefícios do Figo

Os atletas da Grécia clássica, aconselhados por Galeno, comiam os figos para refazer as suas forças. Nos nossos dias, os figos continuam a ocupar um lugar privilegiado na alimentação dos camponeses gregos, italianos, espanhóis e portugueses.
    Os descarregadores de barcos nos portos da Turquia, famosos pela sua robustez, alimentavam-se à base de figos quando os portos ainda não dispunham de tantas máquinas. Talvez venha daí a expressão popular “Tem mais força que um turco”.
    Além de energia e força muscular, os figos proporcionam muitas outras propriedades medicinais, que fazem deles uma fruta particularmente saudável.
    Na composição dos figos salientam-se os hidratos de carbono, a maior parte deles constituídos por monossacáridos, e uma parte dissacáridos. São bastante ricos em vitaminas E, B6, B1 e B2. Quanto a minerais, é de destacar o seu conteúdo em potássio, cálcio, magnésio e ferro. Os oligoelementos zinco, cobre e manganês estão presentes em quantidades significativas.
    Os figos digerem-se muito bem, e actuam como emolientes (suavizantes) dos brônquios e do aparelho digestivo; são também laxantes e diuréticos. O seu consumo está especialmente indicado nos seguintes casos:
    3 Afecções bronquiais: os figos, em qualquer das suas formas, mas especialmente os secos, postos de molho e os cozidos em leite, exercem uma acção peitoral anti-infecciosa. Acalmam a tosse, facilitam a expectoração e suavizam as vias respiratórias. Recomenda-se o seu uso tanto pelos que sofrem de bronquite crónica, como pelos que sofram de infecções agudas das vias respiratórias por constipação ou gripe.
    3 Prisão de ventre: Os figos frescos e os postos de molho são especialmente indicados no caso de preguiça intestinal. Suavizam o tubo digestivo e estimulam os movimentos peristálticos do intestino que fazem avançar as fezes no interior do mesmo.

    3 Aumento das necessidades nutritivas: Os figos em qualquer das suas formas são, devido à sua acção tonificante, um alimento muito recomendável em caso de anemia ou de fadiga por causa orgânica ou psíquica. As mulheres grávidas ou que amamentam, os adolescentes e todos aqueles que sejam submetidos a esforços físicos (desportistas) ou psíquicos (estudantes), encontrarão no figo um alimento muito nutritivo, facilmente digerível e rico em energia.

S&L

Sem comentários: