09/10/13

Strudels vegetarianos de tofu

Esta receita de strudels vegetarianos de tofu é uma versão vegetariana dos famosos strudels salgados Austríacos, têm uma aparência realmente impressionante e são perfeitos para uma refeição mais formal, se receber amigos ou para um prato de uma festa. Os strudels vegetarianos de tofu são confecionados com alho-francês, batatas, quiabos, cogumelos brancos, tomates e claro tal como o nome indica, tofu firme. Os vegetais e o tofu são enrolados em 3 camadas de massa filo depois de cozinhados, indo posteriormente ao forno. Pode acompanhar os strudels vegetarianos de tofu com um molho de tomate e crumble de batata.

Preparação: 30 minutos | Tempo de cozedura: 35 minutos
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de manteiga
150 g de batatas, cortadas em cubos finos
1 alho-francês, cortado às tiras

2 dentes de alho, esmagados
1 colher de chá de garam masala
1/2 colher de chá de chili em pó
1/2 colher de chá de açafrão-da-índia
50 g de quiabos, às rodelas
100 g de cogumelos brancos, laminados
2 tomates, cortados em cubos
225 g de tofu firme, cortado em cubos
12 folhas de massa filo
2 colheres de sopa de manteiga, derretida
Sal
PREPARAÇÃO DOS STRUDELS VEGETARIANOS DE TOFU
- Para fazer o recheio, aqueça o óleo e a manteiga numa frigideira. Junte as batatas e o alho-francês e cozinhe, mexendo constantemente, durante 2 a 3 minutos. Adicione o alho e as especiarias, o quiabo, os cogumelos, o tomate e o tofu e tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo, durante 5 a 7 minutos até os vegetais estarem tenros.
- Disponha a massa sobre uma tábua e pincele cada folha com manteiga derretida. Coloque 3 folhas por cima umas das outras, repita até fazer 4 pilhas de massa filo.
- Deite um quarto do recheio no centro de cada pilha de massa filo e pincele as extremidades com manteiga derretida. Dobre as extremidades mais curtas e enrole a massa filo no sentido do comprimento até obter a forma de um charuto. Pincele o exterior com manteiga derretida. Coloque os strudels num tabuleiro de forno untado.
- Coza no forno previamente aquecido, a 130ºC, durante cerca de 20 minutos até a massa ficar dourada e estaladiça. Transfira para um prato de servir aquecido e sirva os strudels vegetarianos de tofu imediatamente. Se servir numa festa pode também experimentar as chamuças vegetarianas e o rõsti vegetariano.


http://www.receitasvegetarianas.net/1196-strudels-vegetarianos-tofu/

Sem comentários: