13/10/13

Tarte de Maçã

Esta receita de tarte de maçã além da base tem também um chapéu de massa quebrada e pode ser servida quente ou fria. As maçãs utilizada nesta tarte de maçã podem ser perfumadas com outras especiarias ou raspas de lima, limão ou sumo de laranja para dar um sabor diferente. Sirva a tarte de maçã numa festa em conjunto com outras sobremesas vegetarianas, como por exemplo o delicioso tiramisu, ou o invulgar arroz doce indiano. A tarte de maçã é também um final perfeito para um almoço de tarte de pimentos ou quiche de alcachofras.
Preparação: 55 minutos | Tempo de cozedura: 50 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 577 Kcal
Açúcares: 36 g
Proteínas: 6 g
Gorduras: 28 g
Hidratos de Carbono: 80 g
INGREDIENTES  (6 PESSOAS)
850 g de maçãs para cozer sem pele, sem caroço e cortadas às rodelas
125 g de açúcar amarelo ou branco e mais um pouco para polvilhar
1 colher de chá de canela em pó, pimenta da Jamaica ou gengibre em pó
1+1/2 colheres de sopa de água
MASSA QUEBRADA
350 g de farinha de trigo
Pitada de sal
180 g de sopa de manteiga ou margarina
6 colheres de sopa de água fria
Ovo batido ou leite para dar brilho
PREPARAÇÃO DA TARTE DE MAÇÃ
- Para fazer a massa da tarte de maçã, peneire a farinha e o sal para uma taça. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até a mistura se assemelhar a migalhas de pão. Junte a água e mexa bem até obter uma massa. Enrole a massa e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
- Tenda finamente quase dois terços da massa e use-os para forrar uma forma de tarte pouco funda de 23 cm de diâmetro.
- Misture as maçãs com o açúcar e as especiarias e coloque sobre a massa da tarte; o recheio pode transbordar. Junte a água se quiser, particularmente se as maçãs forem de uma variedade seca.
- Tenda a massa restante até formar uma tampa. Humedeça as extremidades da massa de tarte com água e coloque a tampa, pressionando firmemente para que as bordas se colem. Retire a massa em excesso e ondeie as margens.
- Use as aparas de massa para recortar folhas ou outras formas de modo a decorar a tampa da tarte, humedeça-as e cole-as. Dê brilho à parte de cima da tarte com ovo batido ou leite, faça depois duas fendas no topo e coloque a tarte sobre um tabuleiro de forno.
- Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 20 minutos, reduza depois a temperatura para 180°C, e cozinhe durante 30 minutos até a massa ficar ligeiramente dourada. Sirva a tarte de maçã quente ou fria, polvilhada com açúcar, pode servir um maravilhoso cocktail de frutas para acompanhar.

Sem comentários: