04/02/14

Pão de Ervas

Agora que está frio e chuva o que apetece é ficar em casa no fim de semana. Até convém ligar o forno pois contribui para o aquecimento da casa. E eu tenho feito isso. No fim de semana fiz pão, integral e de ervas. A receita que partilho hoje é o pão de ervas. Foi a primeira vez que fiz e não sabia muito bem se o resultado ia agradar. Deixem que vos diga: é delicioso! Este pão é delicioso! E vou fazer mais vezes, garanto-vos!

Ingredientes:
350 ml de água morna; 30 g de azeite; 1 colher e chá de sal; 1 colher de sopa de açúcar (em vez de açúcar usei extrato de malte *); 500 g de farinha tipo 55 * (como tinha um pouco de farinha integral misturei-a com a farinha); 2 colheres de chá bem cheias de fermento de padeiro seco (6,5 g);5 colheres de chá de alho picado; 4 colheres de chá de salsa picada; 3 colheres de chá de cebolinho; ainda acrescentei uma chávena de gérmen de trigo* e sementes de papoila*.

Modo de fazer:

Na máquina do pão:
Colocar na máquina todos os ingredientes pela ordem descrita seleccionar o programa. Quando a máquina apitar juntar o alho, a salsa e o cebolinho, o gérmen de trigo e as sementes.
Na Bimby:
Colocar no copo a água, o fermento o sal e o azeite, programar 1 min / 37º / vel 1
Adicionar a farinha, amassar 3 min / vel espiga. Com a colher inversa juntar o alho e as ervas, e amassar durante 1 minuto vel 5. Apenas para que fique bem misturado.
Mudar para uma taça para levedar. Se for inverno para que o processo seja mais rápido convém pôr a taça junto de uma fonte de calor (lareira, radiador...) ou pôr a taça em cima de um tacho com água quente (não muito quente para não cozer a massa). Tapar com uma manta e esperar até que dobre o volume. Quando dobrar o volume está pronto para amassar de novo para que as bolhas de ar que se formaram durante o processo de levedação desapareçam. Depois de amassado formar bolas que se colocam num tabuleiro ou numa forma de bolo inglês devidamente untada e polvilhada com farinha.

Deixar que levede mais um pouco mais ou menos durante 30 minutos, de novo junto de uma fonte de calor.
Depois de ter levedado pincelar com leite e polvilhar com sementes de sésamo, linhaça, chia, flocos de aveia. Não é obrigatório mas fica mais bonito.
Vai ao forno pré aquecido a 180º por 30 ou 40 minutos. Vê-se que está cozido se estiver leve.

O sabor do azeite confere a este pão um paladar especial. Gosto particularmente se for torrado. E não tem um sabor muito acentuado a alho. Se acharem que sabe muito a alho é só diminuírem a quantidade do mesmo.
·         Extrato de malte: rico em propriedades nutritivas e energéticas é ideal como apoio de adolescentes e atletas com grandes solicitações físicas. Tem um paladar muito agradável e ajuda-nos a permanecer saudáveis. Contém glúten. Pode ser adquirido nas grandes superfícies.
Gérmen de trigo: é o embrião do grão do trigo que permite a semente de brotar. Alto teor em proteínas e em fibras. Mas a sua riqueza nutritiva não se fica por aqui, de todos os alimentos não só é o mais rico em potássio e ferro como também contém grandes quantidades de riboflavina, cálcio, zinco, magnésio e vitaminas A, B1 e B3.
Contém um alto teor de vitaminas do grupo B, entre as quais a vitamina B12. É por isso eleito um excelente alimento contra a anemia. Como se não bastasse é muito rico em ácido fólico e um poderoso antioxidante.
Para além de ser um grande aliado dos anémicos é ainda muito amigo dos diabéticos pois está provado que a presença de Vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue.
A vitamina E responsável pelo fortalecimento imunológico e muito útil no combate ao envelhecimento é também encontrada no gérmen de trigo.
Desta forma, o gérmen de trigo é útil a todos.

Bom resto de semana, abraço!

Sem comentários: