05/02/14

RICOTA VEGANA DE AMÊNDOAS


Ricota vegana de amêndoas
Ricota vegana de amêndoas
Adoro ver vídeos que ensinam receitas veganas. Entre meus canais preferidos está o da culinarista japonesa Miyoko Schinner, que em 2012 me deu de presente seu último livro em inglês – Artisan Vegan Cheese(Queijos Artesanais Veganos, sem tradução para o português). Além de combinar os ingredientes de um jeito muito criativo, Miyoko faz qualquer receita parecer bem simples de se fazer. Por isso, gosto muito de assistir os vídeos que ela e sua equipe produzem na cozinha da sua casa, na Califórnia (Miyoko nasceu no Japão, mas mora nos Estados Unidos há muito tempo). Foi ela, por exemplo, que me deu essa dica aqui para dar a forma perfeita do hambúrguer e que me mostrou como preparar ricota vegana, feita com amêndoas e água. Óbvio, não espere encontrar na ricota vegana o mesmo gosto da ricota de leite, mas a textura é praticamente idêntica e o sabor, muito mais delicado. Eu particularmente adorei!
Como os vídeos de Miyoko são todos em inglês e sem legenda, resolvi repassar a receita de ricota vegana, que ela usou para rechear um charutinho de berinjela – você também pode usar a ricota em sanduíches ou para rechear massas, como a do tipo conchiglione (aquela em forma de concha grande). Se seu inglês estiver nos trinques,clique aqui para ver o vídeo, mas, se a coisa anda meio enferrujada, segue o texto da receita em português. 
A parte mais chatinha da receita: descascar, sozinha, uma xícara de amêndoas
A parte mais chatinha da receita: descascar, sozinha, uma xícara de amêndoas
Ricota de amêndoas, por Miyoko Schinner
1 xícara de amêndoas cruas (sem sal nem açúcar)
½ xícara de água
1 colher (sopa) de levedo de cerveja
Sal e pimenta a gosto
1 dente de alho picado (opcional)
Deixe as amêndoas de molho na água durante a noite (no vídeo, Miyoko fala em duas xícaras de amêndoas, mas, como eu não preciso alimentar um batalhão, fiz metade da receita). No dia seguinte, descasque todas as amêndoas, uma por uma (levei uma hora pra descascar tudo), e bata-as no liquidificador com a água até as amêndoas virarem uma espécie de pasta. Retire do liquidificador, adicione os outros ingredientes e mexa bem. Reserve.
Charutinho de berinjela recheado com ricota vegana e pimentão vermelho
Charutinho de berinjela recheado com ricota vegana e pimentão vermelho
Charutinho de berinjela1 pimentão vermelho
1 berinjela média
Sal a gosto
Azeite de oliva
Descasque o pimentão. Você pode fazer isso de duas maneiras: coloque-o inteiro no forno até que a casca comece a ficar preta por todos os lados. Na sequência, coloque-o embaixo de água corrente fria e retire a casca e as sementes. Ou então, espete o garfo no pimentão e vá girando-o sobre a chama até que a casca fique preta e você consiga retirá-la com a mão. Reserve.
Fatie uma berinjela média na longitudinal e coloque as fatias sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Passe um pouco de óleo em cada fatia, tempere com sal a gosto e leve ao forno até que elas comecem a dourar. Retire do forno. Sobre cada fatia de berinjela assada, coloque uma fatia de pimentão, acrescente uma colher de ricota de amêndoa e enrole. Se quiser, prenda o charutinho com um palito de dente. Faça isso com todas as fatias de berinjela e leve os charutinhos novamente ao forno por mais ou menos 10 minutos, só até a ricota dar uma douradinha. Miyoko cobriu seus charutinhos com molho de tomate, mas também ficou bem gostoso sem.
PS. Depois que postei a receita no Facebook, a Ana Hugo Espada deu uma dica muito legal para descascar as amêndoas: “Se colocar as amêndoas em água escaldada (quente), a pele sai praticamente sozinha”. 
Fonte https://www.facebook.com/RevistaVegetarianos

Sem comentários: