21/08/14

Abóbora recheada de korn picado com flocos de Cevada

Ingredientes:
5 batatas grandes, descascadas e cortadas em pequenos cubos
150 grs de korn picado (se for vegetariano) ou carne de vaca picada (se for omnívoro)
3 rodelas de abóbora com cerca de 5cm de espessura
1/2 couve lombarda (cortada aos gomos)
8 cogumelos (cortados em quartos)
1/3 copo vinho branco
1 e 1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 couve lombarda
1 copo de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
2 folhas de louro + 2 folhas de louro (picadas)
1 mão cheia de flocos de cevada
1 mão cheia de queijo ralado (para derreter)
Azeite, sal, pimenta preta, piripiri em pó e paprica q.b.

Preparação:
Corte três rodelas com cerca de 5cm de espessura da abóbora. Remova o centro, deixando ficar só a casca, e coloque-as dentro de água a ferver durante 3 minutos. Findo este tempo, retire e deixe-as repousar em cima de um papel absorvente.
Num tacho, ponha cerca de 3 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal, meia colher de chá de piripiri, uma colher de chá de paparica (pimentão doce serve) e uma pitada de pimenta preta moída. Quando estiver quente, adicione a cebola picada mais o alho e, mexendo regularmente, deixe alourar. Adicione então o korn moído (ou carne picada) e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante mais 3 minutos. Acrescente a polpa da abóbora cortada em cubinhos, os cogumelos, o vinho branco, as duas folhas de louro "inteiras" e a polpa de tomate. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos.
Entretanto, enquanto o molho cozinha, ponha as batatas, previamente polvilhadas (e envolvidas) em pimentão-doce, piripiri, sal, louro picado, pimenta e um fio de azeite, num tabuleiro de ir ao forno.
Adicione os flocos de cevada ao preparado de korn e um pouco de água se estiver muito seco. Deixe cozer, mexendo regularmente, durante mais 4 minutos. Retire do lume e encha as rodas de abóbora com o preparado, fazendo um alto redondo. Coloque por cima um pouco de queijo ralado e uma pitada de orégãos e leve ao forno durante cerca de 15 minutos, a 180º.
Entretanto, ponha a metade da couve lombarda, cortada aos gomos e polvilhada com uma pitadinha de sal, numa panela com um dedo de água e deixe cozinhar com o vapor, em lume mínimo, durante 15 minutos.
Quando tudo estiver pronto, é só servir e comer, sem esquecer a casca.

Observações:

Esta é bem simples e rápida.

Sem comentários: