22/10/14

Legumes no Churrasco

Nesta salada vegetariana de legumes no churrasco, vários legumes coloridos entre os quais podemos encontrar o pimento vermelho e laranja, courgettes e milho, são grelhados no churrasco para fazer uma salada quente e pouco comum. Estes legumes no churrasco são servidos com um molho bem condimentado de malaguetas, tomate, cebola, alho, pepino e aipo. Esta é uma salada saborosa que pode ser servida como refeição principal acompanhada com um pão Indiano ou em alternativa adicionar uma deliciosa receita vegetariana de tofu fumado para obter uma refeição com um pouco mais de proteína. E porque não servir também para sobremesa um delicioso tiramisù ou para os amantes de sobremesas de fruta um pudim com frutos de outono.
Preparação: 15 minutos | Tempo de cozedura: 30 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 224 Kcal
Açúcares: 14 g
Proteínas: 4 g
Gorduras: 15 g
Hidratos de Carbono: 21 g
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
1 pimento vermelho, sem sementes
1 pimento laranja ou amarelo, sem sementes
2 courgettes
2 maçarocas de milho
1 beringela
Azeite, para pincelar
Tomilho, alecrim e salsa, picados
Sal
Pimentão
Gomos de lima ou de limão, para servir
MOLHO
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de sésamo
1 dente de alho, esmagado
1 cebola pequena, finamente picada
1 talo de aipo finamente picado
1 malagueta verde pequena, sem sementes e picada
4 tomates picados
Pedaço de 5 cm de pepino, picado
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de sumo de lima ou de limão
PREPARAÇÃO DOS LEGUMES NO CHURRASCO
- Para fazer o molho destes deliciosos legumes grelhados, aqueça o azeite e o óleo de sésamo numa frigideira ou caçarola. Junte o alho e a cebola e cozinhe, em lume brando, durante cerca de 3 minutos até ficarem macios.
- Junte o aipo, a malagueta e os tomates à frigideira e cozinhe, mexendo frequentemente, durante mais ou menos 5 minutos.
- Adicione o pepino, o concentrado de tomate e o sumo de lima e cozinhe, em lume brando, durante 8 a 10 minutos, até obter uma massa relativamente espessa e ficar suculenta. Tempere a gosto com sal e pimenta.
- Corte os legumes em rodelas grossas e pincele com um pouco de óleo.
- Cozinhe os legumes na grelha em cima de brasas quentes durante cerca de 8 minutos, polvilhando-os com sal e pimenta e ervas frescas e virando-os uma vez.
- Divida os legumes por 4 pratos de servir e verta parte do molho ao lado. Sirva de imediato os legumes no churrasco, polvilhando com mais algumas ervas picadas e acompanhados por gomos de lima e pão naan se desejar.

Sem comentários: