03/02/15

A IMPORTÂNCIA DO LEGUME RABANETE NA NOSSA SAÚDE

O rabanete é um dos legumes da família das crucíferas que toma lugar de destaque à mesa, não só pelas suas qualidades nutritivas, mas também pelo prazer que pode causar quando bem apresentado num bom prato de alimentos saudáveis, ou no início da refeição. É ideal para quem deseja nutrir-se sem engordar, dada a sua riqueza em vitaminas e minerais, e o seu baixo teor a nível de calorias. 
As folhas verdes, quando ainda tenras, podem ser aproveitadas em sopa ou em esparregado. Porém, é a sua raiz carnuda, de forma e cor variadas, que mais interessa nesta cultura, sendo o rabanete pequeno, ou rabanete "de todos os meses", de raiz pouco desenvolvida e, por isso, redonda e bem tenra, o mais procurado e apreciado.

plantar-rabanete_75587302.jpgFaçavocê mesmo!Tenha Rabanete quase o ano todo!

Preparar
Escolher um terreno, com exposição direta ao sol. O solo, lavrado ou cavado até 30cm de profundidade, pode ser enriquecido em nutrientes antes de semear (adubo ou estrume). Semear entre o meio e o fim do verão, assim podem começar a crescer antes da chegada do frio, no inverno. Depois, quando chegar o frio, cobrir o solo com palha.Para ter rabanetes todo o ano, deve-se repartir a sua semeadura pelos vários meses.
Tipos e Variedades de RabanetesHá dois tipos principais de rabanetes: de primavera e de inverno (com tipos de crescimento diferentes; aroma; cor que pode variar entre o branco, o vermelho e o rosa; e forma: cilíndrica, oval ou esférica), cada um deles com diferentes variedades. Há que adaptar a variedade usada ao clima e ao local. Nem sempre uma variedade que se dá bem num local se dará bem noutro, com um clima algo diferente. Os rabanetes de inverno, que demoram mais tempo a crescer, são mais aromáticos e classificam-se em quatro grupos:rabanete-ver_74435287.jpg“German Beer” – parecido com o nabochines_85661542.jpg“Chinês” – comprido e brancodaikon_66970291.jpg“Daikon” – branco
espanhol_87601252.psd“Espanhol” – preto com polpa branca


Rabanetes de inverno
Variedade
Características
Tempo para dar fruto
Munich Beer
Semelhanças com o nabo, do grupo “German Beer”, estaladiço, diâmetro de 5cm.
69 dias
Minowase Summer Cross
Do grupo “Chinês”, branco por dentro e por fora, as raízes podem atingir os 40cm de comprimento.
69 dias
Híbrido Cherokee
Do grupo “Chinês”, esférico, diâmetro varia entre os 5 e os 15cm, exterior vermelho e interior branco.
66 dias
April Cross
Polpa branca doce, do grupo “Daikon”, é comprido (40cm)
e largo (8cm).
60 dias
Black Spanish
Preto com polpa branca picante, do grupo “Daikon”, tem um formato arredondado e um comprimento de 10cm.
59 dias
Summer Cross
Do grupo “Daikon”, branco por dentro e por fora, colhido quando atingir 15cm.
46 dias

Rabanetes de primavera
Variedade
Características
Tempo para dar fruto
Crimson Giant
Polpa branca ligeiramente picante, esférico, diâmetro de 4cm e tonalidade encarnada.
30 dias
Candela di fuoco
Comprido, formato cilíndrico, cresce até aos 25cm, polpa branca doce.
30 dias
Flamboyant
Vermelho numa ponta e branco na base, cilíndrico, cresce até aos 5-8cm, polpa picante.
29 dias
Scarlet Champion
Diâmetro de 2,5cm, corpo esférico, polpa branca e casca vermelho-vivo.
27 dias
Cherry Belle
Formato esférico, diâmetro de 2cm, vermelho vivo, polpa branca, sabor doce.
25 dias
French Breakfast
Comprimento de 5cm, cilíndrico, vermelho no corpo e branco na base, um aroma picante.
24 dias
SemearA sementeira do rabanete pode ser feita ao longo de todo o ano, com intervalos de quinze dias – já que o seu crescimento é rápido – semeando pequenas quantidades de cada vez, diretamente no espaço de terra reservado para o efeito, depois de bem estrumado. Contudo, de preferência, pelos seus resultados, aconselha-se que se proceda à sementeira entre os meses de fevereiro a setembro. Convém que o solo esteja bem exposto ao sol durante os meses frescos, e um pouco à sombra durante os meses de muito calor. Preparar uma linha na terra (rego ligeiro à superfície do solo), fazendo marcas com os dentes do ancinho, para semear uma semente em cada uma delas e assim racionalizar a sementeira. Isto poderá parecer fastidioso, mas tem a vantagem de não haver necessidade de desbaste e de um melhor crescimento da planta. Uma vez que a sementeira do rabanete comum (pequeno e redondo) é feita à superfície do solo, há ainda a possibilidade de lançar a semente ao ar entre outros legumes, por exemplo, nos espaços entre couves, beringelas, etc.. As sementes germinam, em geral, ao fim de 3 a 5 dias. Neste caso, poderá haver necessidade de desbaste, deixando um espaço de dez centímetros entre cada planta. As plantas que forem arrancadas não poderão ser transplantadas. Caso se opte pelo rabanete de raiz longa, a sementeira deve ser feita a três centímetros de profundidade.
Plantar
Em zonas de grande frio, pode-se semear os rabanetes em pequenos recipientes com terra, colocando-os num lugar abrigado exposto ao sol, e colocar na terra depois de nascidas. As raízes e o tamanho dos rabanetes atingem uma largura de 5 a 15cm e uma altura de 8 a 20cm. Para facilitar o crescimento das plantas, quando estas apresentarem 2 folhas, desbaste-as. Se se tratar de um inverno seco, regue de manhã cedo e à tarde até as sementes germinarem. Depois, basta uma vez por dia, mas necessitam de rega abundante para evitar que sequem e abram fissuras. As flores brancas, amarelas e cor-de-rosa são comestíveis, além de decorativas. Por isso, plantar rabanetes dentro de casa ou numa varanda permite-lhe ter um sempre vistoso floral que pode colher para utilizar na cozinha. Conte com cerca de 60 dias para os rabanetes de inverno e 28 dias para os da primavera. Tem assim colheita permanente e rabanetes apanhadinhos na hora na mesa! As crianças vão adorar mordiscá-los e os adultos saboreá-los-ão, ajudando a digestão.
Colheita
Sementeira
Plantação de bolbinhos
ou plantas
janeiro-março
dezembro sob proteção, janeiro em terreno inclinado bem exposto ao sol e sob proteção.
Sob proteção de madeira, semear em alternância com alfaces.
março-abril
Ou proteção contínua ou de madeira.
Semear a quantidade precisa, a cada 15 dias. Consumo será constante.
junho-julho
Em terra livre, em linha ou aleatoriamente.
Consumo de espécies diferentes, pois os rabanetes de verão são picantes enquanto os de inverno são mais adocicados.
agosto-outubro
Em terra livre, sempre com boa exposição ao sol.
Grande crescimento.
novembro-dezembro
Sob proteção no caso de frios precoces.
Proteger e procurar local com sol.

Cuidar 
Além da monda de ervas daninhas que porventura se tenham associado à germinação das sementes, e além das regas generosas em dias de calor, a planta não exige muitos cuidados. Água e luz são as suas exigências essenciais.

Colher
Há legumes que suportam bem uma colheita tardia. Não é o caso do rabanete. Assim, logo que tenha atingido o crescimento normal (o que acontece, geralmente, ao fim de 25 a 30 dias após a sementeira), será conveniente proceder à colheita diária para o consumo familiar.

HoLa%20Anual-11.aiUma HoLa em terra
Espaço extra para a estufa (1x1m), a estação de compostagem e paraarrumação dos utensílios.
Terreno para cultivo de 10m2 (5x2m), dividido em 12 partes iguais.Todos os meses, veja a sua HoLa a crescer!
Cozinhar


Nutrir
Os rabanetes são apreciados deste a Antiguidade. Já os egípcios os apreciavam pelas suas propriedades curativas e pelo seu sabor. 
– Com poucas calorias e gordura, são indicados para combater a obesidade.
– São ricos em vitamina A, C, Niacina e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
– São ricos em antioxidantes, glucose, vitamina C, substâncias bio-ativas, e eficazes na prevenção de doenças oncológicas.
– São um importante regulador dos sistemas gástrico e intestinal, ideais para substituir os sais usados nas más digestões.
– Previnem problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso (graças à Niacina e a outras vitaminas do complexo B).
– São um legume completo: as folhas e flores são comestíveis.

rabanetes_72145681.jpg
Sugestões e soluções 
Tenha em conta que o rabanete murcha depressa e, por isso, armazene-o sob frio sem as folhas. Consome-se cru e a casca é boa para ser ingerida: por isso pode usá-lo sob forma de decoração, levando as crianças a apreciarem muito as formas e os feitios que podem ser engendrados, o que as motivará para o consumo de mais vegetais. Pequenas brincadeiras como fazer animais ou florestas com rabanetes e outros produtos hortícolas serão um excelente meio para provocar um bom ambiente familiar enquanto os adultos atarefados preparam as refeições.
Utilizar os rabanetes como plantas decorativas em casa criará um ambiente favorável à sua utilização como alimento recorrente na alimentação de todos os dias.
Utilize os rabanetes, com as cenouras e outros produtos hortícolas, para substituir os aperitivos e “pacotes” de fácil acesso, como sejam as batatas fritas ou pickles salgados (prejudiciais para a saúde). Os rabanetes podem ser cozinhados também, perdendo o seu picante.
Em algumas pessoas, pode haver uma ligeira reação alérgica ao seu conteúdo em salicilato (pessoas também sensíveis à aspirina). Mudar de tipo de rabanete pode contribuir para eliminar este efeito. Igualmente, algumas pessoas podem sentir alguma distensão abdominal e flatulência.
O rabanete é um produto hortícola genuinamente mediterrânico utilizado como alimento e medicamento desde tempos longínquos. O cálcio e o fósforo contribuem para a saúde óssea e dentária. São fundamentais na infância ou adolescência para garantir um crescimento saudável, mas na idade adulta e idade mais avançada contribuem de modo importantíssimo para a manutenção das massas ósseas e dentárias e para a prevenção das suas perdas. O fósforo contribui também para o bom funcionamento do sistema imunitário e auxilia a regeneração de tecidos. No entanto, outro aspeto relevante a salientar é o teor em iodo (em concentrações diferentes dependendo da zona onde é cultivado), elemento importantíssimo, por exemplo, para as gestantes.

Luís Nunes
Sociólogo da Medicina e da Saúde; Mestre em Saúde Pública

Sem comentários: